quinta-feira, 8 de maio de 2014


Propriedades dos Cereais

  Cereais

Saúde através dos cereais
Os cereais proporcionam energia duradoura ao organismo, ao contrário dos açúcares rápidos (refinados e derivados). O consumo regular de cereais integrais evita as variações das taxas de açúcar no sangue e suas inconvenientes conseqüências, ou seja cansaço e dificuldade de concentração. Os cereais integrais, por serem ricos em fibras, aceleram o tempo de passagem dos alimentos pelo intestino, moderando a absorção de gordura.
Os cereais são considerados os alimentos mais importantes para a nutrição humana. Os principais são: arroz, trigo, aveia, trigo sarraceno, centeio, milho, cevada, painço, linhaça, soja.
Os cereais integrais são sempre benéficos, representando uma fonte natural de energia vital, energia química, gorduras essenciais, vitaminas, proteínas e microminerais.
Conhecendo mais sobre alguns cereais:






1. Aveia:
É um cereal originário da Europa Ocidental. Seu nome científico é Avena sativa.
Ela auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite, é essencial para o crescimento humano, fortifica o músculo cardíaco, regula o sistema nervoso, fortalece a pele e os cabelos, por este motivo é tão usada em produtos de beleza. Todas estas propriedades existem devido à concentração de vitaminas do complexo B e vitamina E (para a reprodução) em sua composição. É também rica em proteínas, ferro, cálcio e carboidratos.
É um produto que atua sobre a formação dos ossos e do sangue, estimula a energia física e psíquica e a capacidade de concentração. É o alimento ideal para os esportistas, pois fortalece a musculatura pelo aproveitamento total de seus hidratos de carbono e não pesa na digestão.
Possui três grupos de carboidratos: o primeiro é de fácil digestão, fazendo com que a aveia seja um cereal adequado para a alimentação na primeira infância. Uma outra fração se desmancha e intumesce, formando a mucilagem da aveia, componente principal de um mingau de aveia. A terceira fração é composta de carboidratos semelhantes à frutose (açúcar), que não precisam de insulina para sua decomposição, sendo então importantes na alimentação dos diabéticos.




2. Arroz Integral:
É altamente nutritivo, sendo um dos poucos alimentos que oferecem 12 aminoácidos básicos em sua cadeia protéica. O arroz integral é rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, minerais, gorduras poliinsaturadas e energia viva.
É empregado na medicina natural como agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo. São realizadas monodietas ou períodos de consumo exclusivo de arroz integral como indicação para o tratamento de inúmeras doenças.




3. Centeio:
É um cereal rústico. Prefere os climas de temperado a frio.
Originário do sudeste da Ásia, era considerado uma erva daninha.
Nome científico: secale cereale
Possui propriedades nutrientes, emolientes, antiinflamatórias e energéticas.
A farinha de seus grãos é indicada para convalescenças e desnutrição, sob a forma de alimento e para abcessos e furúnculos, sob a forma de cataplasma.





4. Cevada:
É originária do Oriente, sendo um dos mais antigos cereais utilizados pelo homem. Na antiga Mesopotâmia já era tido como alimento sagrado, consumido em forma de pão ou de grãos cozidos. No Brasil, é encontrada nas regiões Sul e Sudeste.
Nome científico: Hordeum vulgare. Possui propriedades terapêuticas: diurética, depurativa, antiescorbútica, emoliente, expectorante, nutriente, energética, tônica e alcalinizante.
É rica em cálcio, fósforo e potássio. Então, ela é indicada para:
- Intoxicações crônicas, afecções das vias urinárias, escorbuto, dispepsia, bronquite crônica e desnutrição, através da ingestão de seus grãos cozidos, como alimento. É recomendada como alimento para atletas, pessoas em fase de crescimento e como restaurador do equilíbrio nervoso. Tem propriedades emolientes e antiinflamatórias em relação ao aparelho digestivo.
- Inflamação da pele: aplicação de cataplasma feito com os grãos cozidos.
- Bronquite crônica e dispepsia: ingestão de seus brotos secos.
O malte obtido a partir das sementes germinadas é muito útil nas dietas dos diabéticos, hepáticos.colíticos e dos que sofrem do estômago. O mingau de cevada é muito benéfico para intestinos delicados e sensíveis. Os brotos de cevada ajudam a neutralizar os ácidos no organismo.
Além de utilizada como alimentação humana, a cevada também é usada como forragem para o gado e na fabricação de cerveja e outras bebidas alcoólicas.




5. Gergelim:
É rico em fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. É uma semente oleaginosa, de excelente sabor e valor nutricional. É utilizada na culinária natural, para enriquecer e enfeitar pratos.




6. Germe de Trigo:
É a parte do trigo que se situa na base do grão. É o setor onde se concentra a maior parte de seus nutrientes mais importantes. É indicada para esterilidade e distúrbios na menopausa. É rico em nutrientes, sais minerais, proteínas e vitaminas do complexo B e vitamina E.






7. Fibra de Trigo:
É a camada externa do grão de trigo, muito necessário ao organismo, pois a sua função básica é filtrar as gorduras e os alimentos que ingerimos. Porém, é a celulose que torna a fibra de trigo fundamental na dieta. Não sendo absorvida na digestão humana, a celulose serve para engrossar o volume do bolo alimentar, aumentando os movimentos peristálticos do intestino, combatendo um dos males da vida moderna: a prisão de ventre. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer, obesidade.






8. Girassol:
Nome científico: Helianthus annuus. Planta originária do Peru e outros países da América e levada à Europa pelos espanhóis e portugueses. O girassol é um dos poucos vegetais que não acumulam material radioativo e suas sementes são consideradas antipoluentes. Têm a propriedade de reter energia solar, transmitindo imensa vitalidade a quem a ingere.
Suas sementes moídas fornecem farinha excelente para alimentação infantil. Em infusão, produzem um chá eficaz contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa.
Contêm 35% de gorduras, 13,5% de proteínas, 24% de hidratos de carbono, vitaminas A, K, D , E e do complexo B e minerais (fósforo, cobre, ferro e zindo). Apresenta vestígios de flúor, diminuindo a incidência de cáries em quem a utiliza. Tem todos os aminoácidos essenciais.
É então indicado no tratamento de esclerose múltipla e outras afecções nervosas, no tratamento de asmas, bronquites, artrites e úlceras.






9. Levedo de Cerveja:
É rico em proteínas, vitaminas co complexo B (B1, B2, B5, B6, B12), niacina, ácido fólico, ferro, manganês e fósforo.
É muito utilizado por pessoas de intensa atividade física e mental, indispensável na reposição de sais minerais e vitaminas, sendo utilizado como complemento alimentar em regimes de emagrecimento.
É indicado para regularização intestinal, aumento de imunidade e proteção da flora intestinal.






10. Trigo Integral:
O trigo representou importante base alimentar para a civilização greco-romana-européia.
Sendo rico em ácido glutâmico, é conhecido como o alimento que acentua a inteligência, a criatividade e o raciocínio. A grande quantidade de vitaminas, proteínas e óleos essenciais permite a manutenção da resistência física e da energia corporal.
O trigo é também usado em suas partes isoladas, tais como o farelo (fibras da película), a farinha (para o pão), a sêmola, o germe de trigo e o glúten.

 Fonte:

 

Conheça os benefícios desse cereal que é um poderoso aliado no combate ao câncer de cólon, além de importante fonte de energia. Que o digam os gladiadores romanos, cuja dieta era toda à base de cevada.
CURIOSIDADES
A cerveja não é a única bebida feita a partir de grãos de cevada. Em alguns lugares do mundo, como no Norte de Portugal e em toda a Itália, o café de cevada é um substituto muito popular do tradicional “espresso”. No Brasil, encontra-se pó de café de cevada em lojas de produtos naturais.
Cevada
O café de cevada é considerado mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém.
Os gladiadores romanos eram prova incontestável de que a cevada é um alimento poderoso e muito saudável. Eles tinham a dieta toda baseada em cevada – em forma de grãos, pão e cerveja – e por isso eram conhecidos como os hordearii ou “homens cevada”.
ORIGEM
Se hoje a cevada é conhecida pela maioria apenas como ingrediente      principal da fabricação de cerveja, para os povos antigos ela tinha grande importância. Sua história está intimamente relacionada com a origem da agricultura. Registros de arqueólogos que estudam a Idade da Pedra afirmam que os homens das cavernas comiam grãos de cevada selvagem que ficavam caídos pelo chão.
A cevada selvagem ocorria principalmente na região que hoje engloba a Síria, Palestina e Ásia Menor. Monumentos e inscrições encontrados em sítios arqueológicos no Egito, e que datam de 5.000 A.C., retratam a cevada como um alimento de grande importância. Os Sumérios, que viveram em 3.500 A.C., usavam grãos de cevada como unidade de medida e moeda de troca. Na Babilônia, de 1.750 A.C., o cereal também funcionava como dinheiro. Foram os gregos e romanos que aprenderam a transformar cevada em pão e cerveja. Ela foi levada à Europa e Estados Unidos por peregrinos e comerciantes dos séculos 16 e 17. Não se sabe quando chegou à China e Japão, mas o fato é que nesses países passou a ser ingrediente fundamental da dieta dos monges budistas, que têm o tsampa (espécie de mingau de cevada) como principal fonte de energia. Atualmente, a cevada é o quinto cereal mais produzido no mundo, usada na fabricação de cerveja e ração animal. No Brasil, ela é cultivada principalmente em Estados da região Sul e Sudeste.
PROPRIEDADES MEDICINAIS
Artigos publicados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina reforçam a tese de que os cereais e fibras integrais ajudam a combater o câncer de cólon. A nutricionista Heloísa Guarita, colaboradora do site RG Nutri, confirma a informação:
“A ingestão de cereais como cevada é importante para o bom funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita o trânsito intestinal. Isso tudo ajuda a prevenir o câncer de cólon.” Camila Latorre, nutricionista e consultora do Restaurante Natural e do Prema Yoga, explica mais detalhadamente o processo: “Nos intestinos residem bactérias que se alimentam de celulose (fibras não digeríveis pelas enzimas humanas) e como reação produzem substâncias protetoras contra o câncer da parede intestinal.” A presença dos minerais magnésio e selênio torna a cevada um alimento indispensável para quem quer manter o sistema imunológico saudável. Heloísa explica: “O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos, e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.” Camila ainda acredita que a ingestão de cevada pode ser aliada no combate a outras doenças:” A cevada é útil não só no combate ao câncer, bem como é indicada para o tratamento de doenças pulmonares, desmineralizações, diarréias, infecções dos intestinos e em estados febris. É também ótima fonte de energia para pessoas em convalescença e idosos.”
PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio. Em 100g de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73g de carboidratos. 12 g de proteínas, 37,7 mg de selênio e 1,94 mg de magnésio. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional. A nutricionista Heloísa Guarita explica:”Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias.” A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. “O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome”, esclarece Heloísa.
A nutricionista ainda explica que a cevada tem grande importância para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, pois ela é grande fonte de energia ao lado de outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e maçarão integral, batata, mandioca, trigo e aveia. Heloísa. afirma que as Diretrizes Dietéticas dos EUA recomendam a ingestão de três porções diárias de cereais ricos em fibras, e que metade delas seja de cereais integrais. A nutricionista ensina qual é a melhor maneira de consumir cevada: ”Seu modo de preparo é similar ao do arroz. Pode ainda ser misturada à ele. Muito apreciada em saladas com legumes e verduras, risotos e também em sopas.”na forma de grãos, leite, sucos e queijo (o tofu).
Fonte: 

Um grão antigo maravilhosamente nutritivo com um profundo sabor a noz, a cevada é uma prima do trigo que recebeu recentemente reconhecimento mundial.
Produtos de cevada podem ser encontrados na sua loja local de produtos naturais durante todo o ano.
Cevada
È um primo distante do trigo e, embora possa ser usado em muitas das mesmas maneiras do trigo, como pão e massas, não causa sensibilidade em muitas pessoas que são intolerantes ao trigo.
Para além da farinha de cevada, a cevada também se apresenta na sua forma de grão integral (muitas vezes referida como grão de cevada) que podem ser preparadas e saboreadas como o arroz.
A cevada é conhecida cientificamente como Triticum espelta.

Fonte: 

Cereais e suas propriedades nutritivas e terapêuticas

Cereais: Propriedades



TRIGO 
 (Triticum aestivum)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Triticum
ORIGEM: Médio Oriente.
PROPRIEDADES: Tem muitas vitaminas do grupo B e E, que diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina, por isso é também anti-anémico. É rico em ácido fólico que é um poderoso antioxidante. Deve ser incluído na alimentação infantil, pois fortalece o sistema imunitário, protegendo da doença. Aumenta o processo de renovação celular.




AVEIA 
 (Avena sativa)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Avena
ORIGEM: Ásia.
PROPRIEDADES: é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Pela fibra solúvel é benéfico para o bom funcionamento intestinal, controle do açúcar no sangue, manutenção e diminuição do colesterol, controle da pressão arterial e regulador do funcionamento do intestino.





CENTEIO 
 (Secale cereale)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Secale
ORIGEM: Médio Oriente.
PROPRIEDADES: O centeio é menos nutritivo do que os outros cereais mas é o cereal mais rico no aminoácido essencial lisina. Além de depurativo do sangue, oferece a grande qualidade de facilitar a circulação sanguínea, o que útil na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares e da arteriosclerose. Não contém glúten.





MILHO 
 (Zea maiz)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Zea
ORIGEM: América do Norte e Central.
PROPRIEDADES: È rico em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. Rico em hidratos de carbono, proteínas e vitaminas do complexo B, que combate a degeneração muscular, actua no crescimento e protege o sistema reprodutor. É boa fonte de energia, por ter grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como (ferro, fósforo, potássio e zinco). Não tem glúten.



ESPELTA 
 (Triticum spelta)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Triticum
ORIGEM: Europa
PROPRIEDADES:  A Espelta contém cerca de 57,9 por cento de hidratos de carbono (9,2 por cento excluindo fibra ), 17% de proteínas e 3,0 por cento de gordura , bem como minerais e vitaminas dietéticos  . (7). Como contém uma quantidade moderada de glúten , é apropriado para alguns fermentos. Na Alemanha, os grãos verdes são escritas secas e comidas como grãos verdes. Não é adequado para pessoas com doença celíaca.







KAMUT 
 (Triticum turgidum)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Triticum
ORIGEM: Médio oriente
PROPRIEDADES: Em comparação com o trigo mole, é maior em oito dos nove minerais, contém até 65% mais aminoácidos, e possui maior quantidade de lipídos e ácidos gordos. O Kamut tem um nível de proteína até 40% superior à média normal de trigo. Também tem maior percentagem de lipídios, que produzem mais energia que os hidratos de carbono.


ARROZ  (Oryza sativa)

FAMÍLIA: Poaceae
 
GÉNERO: Oryza
ORIGEM: Japão
PROPRIEDADES: O arroz é composto por 85% da energia em hidratos de carbono, 7% de gordura, e 8% de proteína. O arroz também tem uma quantidade considerável de proteínas, com um excelente espectro de aminoácidos . A qualidade da proteína de arroz (66%) é maior do que o trigo integral (53%) e milho (49%). Da pequena quantidade de gordura no arroz integral, é sobretudo poli-insaturada, sendo muito usado em dietas.






GIRASSOL  (Helianthus annus)

FAMÍLIA: Asteraceae
 
GÉNERO: Helianthus
ORIGEM: América do Sul
PROPRIEDADES: As flores e folhas são eficazes em acelerar a cicatrização de feridas e contusões, e também pode auxiliar o tratamento de problemas da garganta e pulmões.
As sementes são ricas em ómega-6 que é útil na prevenção de problemas cardíacos e no tratamento de esclerose múltipla.

 Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário